sábado, 19 de julho de 2025

Busca

sábado, 19 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

30/04/2014 11:00

Intervenção em Coren-MS deve atrasar processo ético contra enfermeira

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) abriu neste mês um processo ético para apurar a conduta da enfermeira Alice Rachid, por ter divulgado fotos de pacientes com brincadeiras sobre eles, nas redes sociais.  Mas como o Conselho Federal decretou intervenção no Coren-MS nesta terça-feira (29), tudo indica, um possível atraso.

De acordo com a Coordenadora da Fiscalização do Coren, Patricia Cristina Guimarães Alves de Miranda, a junta interventora é quem deverá designar uma comissão de instrução para dar andamento ao processo.

"De acordo com o manual de processo ético disciplinar do Conselho de Enfermagem, Resolução Cosen, 370 de 2010, o prazo de conclusão do processo é em torno de 60 dias. Lembrando que houve intervenção no Coren-MS, no dia 29, então pode haver um atraso",explicou Patrícia.

Patrícia explicou ainda que após a condução do processo com investigação e apuração dos depoimentos,  haveria um julgamento e a enfermeira seria passível de receber cinco punições como advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional, e cassação do direito ao exercício profissional.

"Em relação a cassação, somente o Conselho Federal de Enfermagem é responsável pelo deferimento. Se for digno de cassação é o processo é transferido para o Conselho Federal", explicou.

Patrícia explica ainda, que a tramitação não tira o direito da enfermeira  exercer sua função, já que não foi julgado.


Caso

A servidora pública municipal Alice Rachid que atua como enfermeira no Centro Regional de Saúde (CRS) Dr Ênio Cunha (Centro de Referência de Saúde), do bairro Guanandi, em Campo Grande, ganhou repercussão após ela postar fotos dos próprios pacientes, ironizando a doença mental e o físico de muitos deles para os seus amigos, por meio do Facebook.

Os familiares se revoltaram ao ver a exposição dos parentes e os demais usuários da internet acreditam que ela foi totalmente antiética.  Mas a enfermeira já veio a público se manifestar dizendo que tudo se trata de um mal entendido, uma brincadeira mal interpretada e que ela estaria muito arrependida.

Para a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Aben-MS), Vânia Stolte, 29 anos, esse fato traz à tona a importância dos ensinamentos acadêmicos. "O fato que aconteceu com a enfermeira que divulgou fotos do paciente com problemas mentais é um exemplo, nós até ensinamos na academia questões de ética. Tanto os alunos de curso técnico quanto de graduação passam por este tipo de capacitação. Acho que foi um ato que ela não imaginou que fosse gerar tanto transtorno, ato impensado.", destacou.


Intervenção

Por meio da Decisão nº 89 de 28/04/2014, foi decretada uma intervenção no Coren-MS com o afastamento imediato de todos os integrantes do Plenário. Com 17 mil associados no Estado, o Coren será administrado por uma junta interventora de cinco membros, que terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.


 A junta interventora vem a público tranqüilizar todos os profissionais inscritos no Conselho quanto a operacionalização das atividades, garantindo que os trabalhos desenvolvidos serão de realizados com a mesma celeridade.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias