Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Geral

João Gordo revela infância dura e conta que apanhava do pai

No palco do ‘Altas Horas’, artista diz ter sido um ‘gordinho idiota’ e Emicida e Cid Moreira também revelam ter sofrido com violência na infância

20 novembro 2016 - 12h43Por G1

Em músicas, entrevistas e piadas, João Gordo raramente saiu sem boas respostas ou sacadas. Perspicaz, o artista é reconhecido justamente pela tal personalidade forte. No palco do Altas Horasdeste sábado, 19/11, porém, ele revelou que já foi reprimido na sua infância, quando “era um gordinho idiota”, principalmente pelo pai, que era policial militar. “Ele foi severo comigo, até fora dos limites. Se eu fizesse uma coisa errada, ele me deixava três dias preso no quarto, como se fosse cana. Ele colocava a comida debaixo da porta, tipo cadeia”, relembra.

Entre as punições, João, que está lançando a biografia “Viva La Vida Tosca”, lembra que apanhou de todas as maneiras possíveis. “Apanhava de cinto, chinelo, cabelo de vassoura... Não podia responder nada. Era o sistema antigo deles.”

Foi no rock, por sua vez, que ele encontrou a chance de bater de frente com o pai. “O rock me desvirtuou a vida. Eu era um gordinho idiota, apareceu o rock e me deu uma identidade. Comecei a ir mal na escola e começou a tortura mesmo. Quanto mais ele me zoava, mais eu ia para o lado do rock”, diz ele, que entrou para a banda Ratos de Porão.

Não por acaso, João ficou durante 20 anos sem falar com o pai, que nunca chegou a ir a um show seu. “Ele me viu em TV, teve que me engolir, tipo o Zagalo. Mas minha relação com a minha família é distante justamente por causa do punk, das tatuagens, cabelo, roupa rasgada.”

A relação difícil do artista com a família não foi a única recordada no programa. Aos 89 anos, Cid Moreira também recordou ter apanhado na juventude. “Meu pai me batia com couro e minha mãe colocava sal grosso depois”, relembra.

á Emicida entregou que o irmão, Evandro Fióti, foi um pouco mais poupado desse tipo de punição. “Quando o Fióti nasceu, ele apanhou bem menos que todos nós, somos quatro irmãos. Minha mãe já estava lendo uns livros. Agora eu e minhas irmãs fomos nesse esquema do João aí.”