Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Geral

José Serra quer proibir cloroquina contra a covid-19

Senador disse que estudos não comprovaram eficácia do medicamento

21 maio 2020 - 20h18Por Thiago de Souza

O senador José Serra (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (21), que vai propor um decreto legislativo para alterar o protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda a cloroquina também em estágios iniciais da covid-19. 

"Apresentei um projeto de decreto legislativo para sustar o novo protocolo do Ministério da Saúde que recomenda uso precoce da cloroquina em pacientes com Covid-19 , enquanto não houver estudos científicos que comprovem sua eficácia. O presidente não deveria fazer uso político de algo tão sério", escreveu Serra em seu perfil no Twitter, segundo o site IG. 

O presidente Jair Bolsonaro defende o uso do medicamento e tem, como base, opinião da médica especialista Nise Yamaguchi. Na Itália o medicamento é distribuído gratuitamente. A insistência do presidente em adotar o medicamento chegou a causar a queda de dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich

O protocolo divulgado, na última quarta-feira (20), pelo Ministério da Saúde, sugere a combinação dos dois medicamentos com azitromicina e é uma orientação para a rede pública de saúde.