A Justiça Federal do Distrito Federal arquivou o processo contra o ex-presidente Lula, do PT, no caso conhecido como ‘’Triplex do Guarujá’’. A medida foi tornada pública nesta sexta-feira (28).
Segundo a CNN Brasil, a decisão foi da juíza Pollyanna Kelly Martins Alves, que atua na 12ª Vara Federal do DF.
A decisão atende pedido da Procuradoria da República do DF, que entendeu que os supostos crimes cometidos pelo petista e outros réus prescreveram.
‘’O pedido de arquivamento dos autos comporta acolhida”, escreve a juíza na decisão’’, diz trecho do entendimento da juíza.
A Procuradoria da República no DF entende que o Estado ultrapassou o prazo para poder punir os réus, caso fossem condenados.
Além de Lula, os outros réus são José Adelmário Pinheiro Filho e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, em ação por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, que envolveram o pagamento da reforça do apartamento de Lula no litoral paulista.
Na denúncia, consta que Lula usou do cargo para beneficiar os empresários e em troca, teria despesas com a reforma do apartamento bancadas por eles.
A juíza destacou em seu despacho, que a prescrição se deu por conta da anulação do processo na vara originária, do então juiz Sérgio Moro, em Curitiba. O ex-magistrado foi considerado suspeito na ação e a condenação no Paraná anulada.