CASSEMS - JUNHO 2025

segunda, 23 de junho de 2025

Busca

segunda, 23 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

12/07/2022 14:00

Lideranças da aldeia Amambai vão realizar nova eleição após reunião com MPF

Pleito para definir a nova liderança será realizado no dia 31 de julho

O MPF (Ministério Público Federal) promoveu, na tarde dessa segunda-feira (11), reunião com representantes da comunidade indígena Amambai a fim de solucionar conflito que envolve a liderança da aldeia. Após deliberações,ficou acordado que haverá nova eleição para liderança da comunidade.

Conforme a comunidade, que engloba a retomada Guapoy Mirim, a eleição será realizada em 31 de julho sob organização do MPF em Ponta Porã-MS, da Polícia Federal, da Defensoria Pública da União (DPU), da Funai de Ponta Porã e de Amambai e do antropólogo indígena Tonico Benites. João Gauto e Ronaldo Ortiz, atuais capitão e vice-capitão da aldeia, respectivamente, seguem na liderança da comunidade até o dia da eleição.

Qualquer indígena comunidade poderá se candidatar, respeitado o limite de 10 candidatos (as). Os nomes dos candidatos devem ser apresentados na sede da Funai em Amambai até o dia 18 de julho. Poderão votar os membros da Comunidade Indígena Amambai e da Retomada Guapoy Mirim que tenham mais de 16 anos de idade.

De acordo com o MPF, os indígenas presentes na reunião comprometeram-se ainda a “cessar qualquer ato de ameaça e violência entre si e no âmbito da Aldeia Amambai e da Retomada Guapoy Mirim até o dia da referida eleição, bem como se comprometem a aceitar a liderança que vier a ser eleita e conviver pacificamente com ela futuramente na busca pelo bem comum de toda a Comunidade”.

A convite do MPF, participaram da reunião representantes da DPU, da Polícia Federal e da Funai, além dos seguintes membros da comunidade indígena: João Gauto; Tânia Gauto; Paulo Bemitez de Lima; Ronaldo Ortiz; Italiano Vasquez; Arsenio Vasquez; Lurdelice Moreira Nelson e Rivelino Pereira.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias