Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Mergulhadores retiram pedaço de meteoro de lago russo

Queda

16 outubro 2013 - 10h50Por BBC Brasil

Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira (16)  em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteoro que caiu em Chelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano. A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda.

Se for confirmada a procedência da rocha, este será o maior fragmento do meteoro já encontrado. Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de cerca de 17 metros - com uma massa estimada em 10 mil toneladas pela NASA - cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.

Pesagem complicada - Nesta quarta-feira, imagens mostraram uma equipe puxando um pedaço da rocha de 1,5 metro de comprimento do lago Chebarkul. O objeto foi embrulhado em um material especial antes de se ser retirado da água.

A rocha foi então levada para a margem do lago e colocada em uma balança para pesagem, em uma operação que não deu certo.

O objeto se quebrou em três pedaços grandes enquanto era levantado do chão com a ajuda de cordas e alavancas.

Então, quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou.

A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.

Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, ao invés de levantá-la.