A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

13/10/2020 12:50

A+ A-

Ricardo Salles defende "boi bombeiro" de Tereza Cristina e queimadas preventivas

Semana passada, a ministra sul-mato-grossense fez o mesmo e recebeu críticas de ambientalistas

O Terra divulgou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a mesma posição da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre a necessidade do aumento da criação de gado no Pantanal como uma das maneiras de evitar incêndios de grandes proporções, o que chama de "boi bombeiro”.

"Nós concordamos. Ouvimos de várias fontes diferentes sobre a necessidade de haver um reconhecimento do papel da criação de gado no Pantanal, uma vez que o gado também contribui para diminuir o que há de excesso de matéria orgânica. O capim, enfim, o pasto que ele ajuda a reduzir", disse Salles, em audiência pública na comissão provisória do Senado que analisa as queimadas no Pantanal.

De acordo com o site, na semana passada, Tereza Cristina foi criticada por defender que o gado come a matéria orgânica seca que fica acumulada no bioma e reduz o risco de fogo nas épocas de seca.

Queimadas preventivas

Salles defendeu ainda o uso das queimadas preventivas, o chamado fogo frio, como outra forma de limpeza dessa massa orgânica seca acumulada.

O ministro do Meio Ambiente credita as queimadas intensas no Pantanal são em decorrência da seca recorde na região e ao acúmulo dessa folhagem seca. Já investigações da Polícia Federal apontam para indícios de incêndios criminosos.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias