Alfred Brendel, um dos maiores pianistas do mundo, morreu nesta terça-feira (17/6), aos 94 anos. De acordo com a família, ele faleceu em casa, em Londres, cercado por entes queridos.
Brendel é reconhecido por críticos como um dos principais intérpretes das obras de Beethoven. Ele também era um aclamado ensaísta e poeta, com um senso de humor irreprimível.
Nascido em 5 de julho de 1931 no norte da República Tcheca, Alfred Brendel começou as aulas de piano na então Iugoslávia. Posteriormente, foi estudar no Conservatório de Graz, na Áustria.
O músico estreou publicamente em Graz, em 1948, quando tinha 17 anos. No ano seguinte, ganhou o prestigioso prêmio Concorso Busoni, na Itália.
Brendel escolheu traçar o próprio processo de criatividade e poder de interpretação, concentrando seu talento nas obras dos compositores clássicos preferidos dele.
Durante a carreira, o pianista levou seu talento para concertos no mundo todo. Suas interpretações eram caracterizadas pela intensidade emocional e pela empatia com os compositores.
O músico deixa a companheira, Maria Majno; quatro filhos, Doris, Adrian, Sophie e Katharina; e quatro netos.