A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

29/02/2020 15:49

A+ A-

Motim é 'ilegal', mas PM não pode ser visto como criminoso, diz Moro

Policiais militares estão com atividades paralisadas no Ceará desde 18 de fevereiro

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou, neste sábado (29), que a paralisação dos policiais militares no Ceará é ilegal.

As informações são do site G1. Moro também disse que os PMs não podem ser tratados como criminosos.

"O governo federal vê com preocupação a paralisação que é ilegal da Polícia Militar do estado. Claro que o policial tem que ser valorizado, claro que o policial não pode ser tratado de maneira nenhuma como um criminoso. O que ele quer é cumprir a lei e não violar a lei, mas de fato essa paralisação é ilegal, é proibida pela Constituição", disse Moro.

O ministro deu a declaração durante o  6º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que ocorre em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, desde sexta-feira (28).

Moro afirmou que o governo federal se apressou para dar o suporte preciso ao Ceará. "Nós recebemos o pedido da intervenção da Força Nacional de Segurança Pública no meio da tarde de uma quinta-feira. Após reunião do nosso grupo de crise, dentro do Ministério da Justiça, nós decidimos por aquele envio", explicou.

"O papel das forças armadas não é o papel primário, de fato, de realizar a segurança pública. Esse é uma espécie de desvio da função primária das forças armadas. Então tem que existir uma situação muito grave para que seja decretada a GLO [Garantia da Lei e da Ordem], mas houve essa percepção pelo presidente [Jair Bolsonaro] que, mesmo resistente a essa questão, decretou a GLO, e o Exército foi para lá", disse Moro.

A paralisação

Os policiais militares paralisaram as atividades  no Ceará no dia 18 de fevereiro.

O motim começou quando homens encapuzados que se identificaram como agentes de segurança do Ceará invadiram e ocuparam quartéis, depredando veículos da polícia.

Os policiais militares reivindicam aumento salarial acima do proposto pelo governador Camilo Santana (PT).

 

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias