A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

07/10/2021 18:11

A+ A-

Narguilé pode ter intensificado explosão de churrasqueira que matou 3 amigos no PR

Médico clínico alertou para presença da pólvora no charuto de água

Explosão de uma churrasqueira, que causou a morte de três jovens, em Curitiba, no Paraná, no sábado (2), pode ter sido intensificada pela presença de um aparelho de narguilé, na cena do acidente.     

Grupo de amigos fazia um churrasco, no segundo piso de uma casa, quando um dos participantes jogou gasolina para aumentar a brasa da churrasqueira. Houve uma explosão, que também deixou dois feridos com queimaduras. 

Conforme o UOL, o médico clínico Reginaldo Oliveira Filho explicou como os componentes do narguilé podem causar ferimentos nas pessoas, em caso de acidente. Um deles é a pólvora. 

“A queimadura por narguilé precisa ser lavada imediatamente, já que há pólvora na composição e isso pode agravar ainda mais o ferimento. Em geral, as queimaduras são de primeiro e segundo graus... ‘’, detalhou Reginaldo. 
Oliveira Filho também citou situações onde o risco à saúde pode ficar mais intenso com o uso do cachimbo de água. 

‘’... na maioria das vezes, as vítimas colocam bebida alcoólica no recipiente, em vez de água. É recomendável usar apenas o carvão”, observou o médico. Ele acrescentou que acidentes envolvendo o uso do cachimbo são comuns nos hospitais de pronto-atendimento. 

Recuperação 

A médica Barbara Schimitt, do Hospital Evangélico Mackenzie, referência no tratamento de queimados, em Curitiba, chegou a atender uma das vítimas da explosão. 
Schimitt falou sobre a recuperação dos dois sobreviventes da explosão. 

“A recuperação depende de cada grau e, nos mais graves, é preciso fazer um enxerto de pele para a ferida cicatrizar. Levamos em conta a porcentagem do corpo atingido, quanto maior, maior é a gravidade também, já que a pele é o maior órgão que temos”, explica ela. 

No entanto, a médica não liga o narguilé diretamente à gravidade dos ferimentos, já que a explosão devido à gasolina já seria forte o suficiente e pelo fato de o caso ainda estar em investigação.

Bárbara alerta para o uso de gasolina, álcool ou outro líquido inflamável para aumentar a brasa na churrasqueira. 

“Muita gente coloca, pensando que não tem perigo. O combustível em contato com a brasa é como se fosse o fogo. O mesmo ocorre com o próprio álcool que está dentro da garrafa. Em uma fração de segundo ocorre a explosão, é como uma bomba”, explicou a profissional. 

Acidente

Ao todo, seis pessoas, todas jovens, foram atingidas na explosão, ocorrida na noite de sábado. Dois rapazes, Gustavo Lucas Castro, de 27 anos e Wemerson Souza, de 26 anos, morreram no domingo de manhã.  Larissa Petez, de 20 anos, morreu no mesmo dia, à noite. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024