A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

17/11/2019 14:13

A+ A-

Novas porções de óleo foram encontradas no litoral sudeste

O Ibama estima que o vazamento já tenha afetado 10 estados, 115 municípios e 625 localidades

Novas porções de óleo foram encontradas na região do Delta do rio Parnaíba, na divisa entre Maranhão e Piauí, as substâncias voltaram a aparecer neste sábado (16). Um navio da Marinha, passa a partir deste domingo (17), a auxiliar as equipes na busca e no recolhimento dos resíduos lançados no mar. Autoridades recomendam para que os banhistas evitem o contato com a água.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem divulgado diariamente relatórios que mostram o impacto do vazamento na fauna. Cerca de 140 animais oleados foram encontrados, ou seja, com o corpo coberto parcial ou integralmente por petróleo, dos quais 100 morreram.

O Ibama estima que o vazamento já tenha afetado 10 estados, 115 municípios e 625 localidades. As manchas de óleo são observadas em 19 pontos do país. Os vestígios, quando o nível de contaminação é de até 10%, já totalizam 354 ocorrências.

Em nota, a Marinha destaca que, até o momento, contribuiu com a designação de 5.615 militares para a missão, além de ter disponibilizado 37 navios e 11 aeronaves.

Pela primeira vez, um vazamento de óleo registrado no Nordeste chegou até o litoral do Sudeste. O episódio foi confirmado também pela Marinha, no último dia 9.

A instituição esclareceu que foram encontrados e recolhidos pequenos fragmentos de óleo na praia de Guriri, no município de São Mateus, no Espírito Santo. As amostras da substância foram encaminhadas para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que confirmou ser o mesmo óleo encontrado no Nordeste.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias