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Com internet e sinal sempre em queda, operadoras serão notificadas por melhorias em MS

Os serviços de telefonia em MS deixam a desejar mesmo após cinco anos de TAC e CPI da Telefonia

07 setembro 2019 - 13h30Por Rayani Santa Cruz

Muita gente fala da insatisfação nos serviços de telefone e internet móvel Mato Grosso do Sul. Os dados móveis caem muitas vezes e, após cinco anos da CPI da Telefonia ter encerrado na Assembleia Legislativa, dá a impressão de que o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com as operadoras não está sendo cumprido.

As operadoras de telefonia celular que operam em Mato Grosso do Sul - Vivo, Claro, Tim e Oi – aparentemente ainda não conseguiram melhorar os serviços em 100%.

Sobre o assunto, o Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, informou que o órgão está monitorando e todas as denúncias de consumidores são comparadas com o TAC, sendo enviadas posteriormente ao Ministério Público Estadual para que haja o cumprimento.

Ele afirma que o Procon deve dar prazo para explicações das companhias atuantes no Estado.
“Nós vamos notificar todas as operadoras nos próximos 15 dias referente às ações realizadas no Estado. Elas deverão apresentar os resultados porque o TAC foi feito em 2014, já tem cinco anos”, diz o Superintendente. 

Conforme o Procon, as maiores reclamações giram entorno de atendimentos do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), excesso de telemarketing, internet e queda no sinal, principalmente no interior.

Claro, Telefônica Brasil e Brasil Telecom são campeãs em reclamações

Em 2014, a Claro foi a campeã de reclamações com 3.121, seguida da Brasil Telecom com 2.077 e Telefônica do Brasil com 1.800. Em 2015, novamente a Claro com 3.944 reclamações; Brasil Telecom com 2.300 e Telefônica do Brasil com 2.290.

Em 2016, a Claro ficou com 3.098; Telefônica  com 2.281 e Brasil Telecom com 1.529. No ano de 2017, foi a vez da Telefônica do Brasil com 2.364 reclamações;  Claro com 2.413 e Brasil Telecom com 1.719.

Já em 2018 houve uma diminuição no ranking de reclamações das operadoras. A Brasil Telecom ficou com 1.143; Tim Celular com 857 e Claro com 831. Nos primeiros meses de 2019, a Telefônica do Brasil 677; Tim Celular 567 e Claro com 548.

Confira  a lista completa de reclamações clicando aqui.