A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

20/10/2019 16:51

A+ A-

Orquestra paraguai se destaca pelo uso de instrumentos de materiais recicláveis

A turma se apresenta durante o Festival América do Sul Pantanal 2019

Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, no Paraguai, vai se apresentar na abertura oficial do Festival América do Sul Pantanal 2019, no dia 14 de novembro, às 21 horas, na Praça Generoso Ponce, em Corumbá.

A turma mostrou muito bem como o lixo pode se transformar em música e esta música transformar a realidade social de uma comunidade.

Segundo o Portal do MS, a Orquestra é a primeira do mundo a usar instrumentos feitos a partir de produtos reciclados do lixo. A orquestra surgiu a partir de uma oficina de educação musical direcionada para crianças e adolescentes da comunidade de mesmo nome, formada a partir do lixão no subúrbio de Assunção, no Paraguai.

A dificuldade foi conseguir instrumentos para todos os participantes, problema que o professor de música, Flávio Chavez, e o diretor da orquestra, Luis Szaran, solucionaram com a ajuda de um morador da favela, Nicolas Gomez. O artesão Nicolas começou a fabricar os instrumentos com objetos retirados do aterro sanitário de onde os pais das crianças tiram o sustento como catadores de lixo.

O repertório principal é a música clássica, mas a orquestra também interpreta sucessos do pop, do rock’n’roll e canções regionais da guarânia e polca paraguaia. O grupo já se apresentou em vários países do mundo, inclusive no Brasil, em 2012, na Rio +20.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024