Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Geral

"Outubro Rosa": Cassems realiza aula de Yoga para pacientes com câncer

Objetivo é proporcionar uma experiência diferente para as mulheres em tratamento.

26 outubro 2018 - 14h34Por Nathalia Pelzl

No próximo sábado (27), a Cassems vai realizar uma aula especial de Yoga para as pacientes em tratamento contra o câncer no estúdio Shanti de Yoga às 16H, em Campo Grande.  Seguindo a programação do “Outubro Rosa”, a ação tem como objetivo proporcionar uma experiência diferente para as mulheres em tratamento.

Com o diagnóstico, o emocional pode ficar abalado, e a aula pode proporcionar o contato com a natureza e uma melhora no bem-estar.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o Yoga alivia os efeitos colaterais do tratamento oncológico e traz o equilíbrio para amenizar o impacto do tratamento.

“O atendimento holístico e integral para as mulheres que fazem tratamento de câncer tem o objetivo de ser uma ponte para a cura. O tratamento do câncer tem uma linha de sacrifício muito grande. A paciente passa por dúvidas, por medo, angústia e é um tratamento muito demorado. O Yoga traz essa busca pelo reequilíbrio, pela paz interior, pelo entendimento, pela gratidão à vida e pela superação.”, pontua.

 Doença

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos.

Segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Estatísticas Vitais (Cevital), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), no primeiro semestre de 2018, 46 mulheres diagnosticadas com neoplasia maligna da mama e 15 com neoplasia maligna no colo do útero vieram a óbito, totalizando 61 mortes pela doença, até o momento. Em 2017, 130 mulheres perderam suas vidas devido à doença.