O ex-presidente Jair Bolsonaro, que segue em Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, teria dito essa quinta-feira (2) que, pela legislação da Itália, ele "é italiano", já que seus avós são italianos. Assim, ele seria alguém apto a requerer a "cidadania plena" para aquele país da Europa.
Segundo o site Metrópoles, a declaração foi dada por Bolsonaro ao jornal italiano Corriere della Sera, em Orlando, nos Estados Unidos.
“Pela legislação, eu sou italiano, eu tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que sou italiano”, afirmou.
Entretanto, ele não confirmou se pretende entrar com pedido de cidadania italiana e, segundo o Metrópoles, disse somente que “com pouquíssima burocracia”, ele “teria a cidadania plena”.
Vale lembrar, políticos da oposição têm cobrado a responsabilização política do ex-mandatário pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Além disso, políticos estadunidenses pedem que ele seja extraditado para o Brasil.
Conforme o site Metrópoles, Bolsonaro viajou para os EUA com visto diplomático A-1, que venceu no final de janeiro e é, frequentemente, reservado a diplomatas e chefes de Estado.
O ex-presidente teria pedido um novo visto ao país e, se aceito, poderá permanecer por lá por um período de mais seis meses.
Um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro teria declarado, no último sábado (28), que o pai poderia nunca mais voltar ao Brasil. “Pode ser amanhã, pode ser em seis meses, pode ser nunca”.
Confira:
Patriota do Brasil ou da Itália? Bolsonaro diz que na 'legislação' daquele país, é italiano pic.twitter.com/j2QChdXdm5
— TopMídia News (@topmidianews) February 3, 2023