Um policial militar foi flagrado por moradores da Zona Norte de Ribeirão Preto (SP) ao empinar uma motocicleta enquanto supostamente fazia ronda ostensiva pela região.
Na gravação, é possível ver quando o PM faz acrobacias em cima da motocicleta, próximo a uma rotatória entre a Rua Petrópolis e a Avenida Brasil. O vídeo também mostra que o policial não estava sozinho.
Ainda pelas imagens, é possível perceber que uma segunda motocicleta, que seria um veículo oficial da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), está perto do servidor público, além de um veículo da corporação.
A infração foi registrada em plena luz do dia e durante um horário de bastante movimento nas ruas. À coluna, a PMSP respondeu que tomou conhecimento do vídeo e determinou a imediata apuração a fim de identificar o policial envolvido e adotar as medidas cabíveis.
“A PM não compactua com condutas que contrariem os princípios da disciplina e da ética profissional e reforça seu compromisso com a responsabilidade e a correção no uso dos equipamentos públicos”, declarou, por meio de nota.
Infração
“Dar grau” – expressão usada para se referir ao ato de empinar uma motocicleta – em via pública é considerado infração de trânsito gravíssima.
O artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece as regras para uso seguro de motocicletas, motonetas e ciclomotores. O texto proíbe comportamentos perigosos, como o de empinar esses veículos e de transitar com eles sem capacete adequado, tanto para quem conduz quanto para quem estiver na garupa.