Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Geral

Policiais estão autorizados a matar quem violar quarentena nas Filipinas

O presidente autorizou forças de segurança a dispararem contra quem desobedecer a ordem

02 abril 2020 - 11h30Por Rayani Santa Cruz

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, autorizou policiais e militares do país a disparar contra as pessoas que não respeitarem as medidas impostas pelo governo para evitar a disseminação do coronavírus. 

Segundo o site UOL Notícias, durante o discurso feito em transmissão ao vivo, Duterte ainda reforçou a "seriedade" da pandemia que, até o momento, já deixou 2.311 casos oficiais e 96 mortes no país.

"Está ficando cada vez pior. Por isso, eu aviso vocês para a seriedade do problema e vocês devem ouvir. Não hesitarei. As minhas ordens para a polícia e para os militares são que, se houver problemas e se houver uma ocasião em que tenham de reportar e as suas vidas estejam em perigo, os matem a tiros. Você entendeu? Mortos ao invés de causar problemas. Vou enterrar vocês", declarou o presidente. 

A decisão do presidente se deu após ocorrerem alguns confrontos em Manila, capital do país, devido à falta de apoio dos governos locais em cumprir as medidas de combate à covid-19. 

Apesar da fala do presidente, ontem, o chefe da polícia nacional informou que a corporação entendeu a fala de Duterte como uma demonstração de seriedade e respeito a ordem pública, mas ninguém será baleado.