A Rural Clima indica que os próximos 15 dias serão marcados pelo retorno das chuvas em grande parte da centro-norte do Brasil. Mato Grosso do Sul deve ser atingido pelas chuvas com probabilidade de nova frente fria a partir da próxima segunda-feira (19).
Conforme divulgado pelo Globo Rural, na segunda, a nova frente fria, que avança sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraguai, terá amplitude para atingir várias regiões do Brasil, incluindo o MS.
"Vai dar condições para o plantio do milho e do arroz, condução das lavouras de trigo e tratos culturais, além do preparo do solo para as áreas de soja", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
Essas áreas de instabilidade ganham mais força durante a semana e há previsões de chuvas generalizadas sobre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O agrometeorologista ressalta que elas ainda não serão sinônimos da total regularização do regime de chuvas, que deve ocorrer somente na primeira quinzena de outubro.
Santos ressalta que as chuvas estarão localizadas no Centro-Oeste, e com isso, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná, deverão ter chuvas mais irregulares, já que os corredores de umidade estarão voltados à faixa central. "Não será uma ausência de chuvas, mas as frentes passam rapidamente pelo Sul".