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Projeto da UEMS leva informações da Constituição Federal para escolas

02 maio 2016 - 16h50Por Da assessoria

“Você sabe que possui direitos?” Motivados por este questionamento, um projeto do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem levado informações da Constituição Federal para as escolas do município de Dourados.

O projeto “A Constituição Federal nas escolas: você sabe que possui direitos?” é desenvolvido pelo acadêmico, do 5º ano do curso de Direito de Dourados, Vlailton Milani Viegas Carbonari, e orientado pela professora Eliana Lamberti. A ação tem como objetivo promover a discussão e conscientização dos estudantes das escolas públicas de Dourados de seus principais direitos e garantias fundamentais, especificamente os direitos basilares descritos no art. 5º da Constituição Federal.

“Este projeto de extensão universitária pretende levar diretamente à comunidade escolar, sobretudo a população mais jovem, o conhecimento de seus direitos e garantias fundamentais, contribuindo para uma formação humana e cidadã, na medida em que, de forma simples e clara, conscientiza o público alvo de seus direitos e deveres individuais e coletivos”, relatou o acadêmico.

A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Estadual Presidente Vargas, que na manhã de quinta-feira (28) possibilitou a participação de 155 alunos do ensino médio. O acadêmico Vlailton Carbonari entregou um exemplar da Constituição Federal de 1988 para cada aluno presente e explanou sobre a evolução e contexto histórico das diferentes Constituições Brasileiras, destacou a importância da atual (de 1988), seu caráter democrático e suas implicações no dia-a-dia do cidadão.

Para a coordenadora do Projeto, professora Eliana Lamberti, esta iniciativa também corresponde a efetiva interação entre o Ensino e a Extensão uma vez que promove a aproximação do conhecimento teórico fomentado no curso de Direito da UEMS à comunidade externa, enaltecendo o papel social da nossa Instituição de Ensino.

“Ademais, o atual cenário de crise econômica e política coloca em destaque a multidisciplinaridade da temática dos direitos e deveres dos cidadãos, o papel imprescindível da democracia e as funções do Estado, portanto, compreender os pressupostos jurídicos, econômicos e sociais da Carta Magna se torna imprescindível para toda a sociedade”, disse a docente.

De acordo com a coordenação da escola, o conteúdo apresentado na palestra será retomado nas disciplinas, em especial História e Sociologia, e ainda será solicitado aos alunos que elaborem um artigo de opinião sobre a temática.