A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

10/09/2015 14:29

A+ A-

Receita implanta cobrança especial para grandes devedores

10/09/2015 às 14:29 |

Receita Federal

Órgão quer intimar contribuinte com atrasos para incentivar o pagamento antes de adoção de medidas legais.

A Receita Federal do Brasil publicou no Diário Oficial, na última sexta-feira (4), a Portaria nº 1.265, com novas regras para cobrança de tributos de grandes contribuintes.

A Cobrança Especial Administrativa (CEA) tem o objetivo de melhorar a recuperação de Crédito Tributário (CT) e aumentar a arrecadação dos tributos federais.

O contribuinte selecionado para a CEA será intimado a regularizar a sua dívida. A ação visa incentivar a autorregularidade e, assim, evitar que a administração se veja compelida a adotar medidas legais que poderiam se traduzir em prejuízo aos próprios contribuintes e à atividade econômica.

Caso o contribuinte não regularize a sua dívida, serão adotadas as medidas previstas, que incluem a inscrição no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), a exclusão de parcelamentos especiais, arrolamentos de bens e direitos, exclusão de benefícios ou incentivos fiscais, representação fiscal para fins penais, comunicação a agências reguladoras para a revogação de permissões e concessões públicas, entre outras.

No caso de empresas, os procedimentos da Cobrança Administrativa Especial também serão aplicados aos sócios que responderem solidariamente pela dívida.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024