A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

11/10/2015 08:27

A+ A-

Região da fronteria inicia vacina contra a febre aftosa na terça-feira

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul inicia na próxima terça-feira (13), para animais de 0 a 24 meses. A área de fronteira  compreende treze municípios do Estado e o prazo final da vacinação vai até 27 de novembro. Após este período, o produtor rural tem até o dia 14 de dezembro para fazer o registro da vacina junto à Iagro  (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A Iagro modificou em setembro deste ano a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, que inicia em outubro. A alteração teve o aval do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para a diretora secretária da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Terezinha Cândido, a modificação é uma conquista para os produtores da região. "Com a ação preventiva adotada pelo produtor rural sul-mato-grossense conseguimos um índice de cobertura vacinal superior a 97% no Estado. Por isso conseguimos a modificação da faixa etária, nivelando com o que ocorre na região do Planalto".

A diretora confia que a modificação trará benefícios para o criador de gado da fronteira. "Com a mudança, ele terá redução nos custos com a compra da vacina e também agilidade no manejo".  A região tem o status de livre de aftosa com vacinação desde 2011. “Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e assim aumentar nosso leque de compradores no mercado internacional", ressalta. Para Terezinha, o reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais do Estado, com a orientação da Iagro e do Mapa.

A região de fronteira sul-mato-grossense compreende a totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Na região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai do dia 03 de novembro a 07 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, inicia também no dia 03  e vai até o dia 20 de dezembro.  O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras. 


Calendário da 2ª etapa da vacinação de Mato Grosso do Sul

Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro

Planalto:  de 03 de novembro a 07 de dezembro

Pantanal:  de 03 de novembro a 20 de dezembro

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024