Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Serasa disponibiliza relatório de empresas que consultaram seu CPF ou CNPJ

Informação pode ajudar a reduzir fraudes

09 junho 2021 - 15h34Por Dany Nascimento

Os consumidores e as empresas podem solicitar gratuitamente uma lista de quem consultou o seu CPF ou CNPJ, nos últimos 24 meses. O pedido pode ser feito pelo site do Serasa.

Após a solicitação do titular do documento consultado, o relatório fica pronto em até 24 horas e permanece disponível para consulta por até seis meses com informações como o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita. 
São informações valiosas, que podem ajudar os consumidores a saberem se alguma empresa com a qual não teve relação consultou seu CPF, o que pode ser um indício de fraude.

Por que meu CPF/CNPJ foi consultado?  

Existem vários motivos pelos quais algumas empresas consultam um CPF/CNPJ, entre eles, quando empresas de concessão de crédito desejam saber a situação financeira do titular do documento; quando produtos serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque; e ao renovar o seguro da casa ou do carro, por exemplo. 

O que fazer caso não reconheça uma consulta? 

Caso desconheça alguma ação que justifique uma consulta ao seu CPF/CNPJ, isso pode indicar uma situação de risco. Nesse caso, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que verificou o documento, informar que a consulta foi feita sem o seu consentimento e solicitar detalhes.

Em um levantamento de novembro de 2020, a Serasa percebeu que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram espontaneamente já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% das pessoas que sofreram com esse problema afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal. Entre quem tomou, a principal ação foi entrar em contato com o intermediador.

Sobre a Serasa

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br. 

Para saber mais sobre como tratamos os seus dados ou quais as outras formas de consultá-los, consulte a nossa página: https://www.serasa.com.br/protecao-dados-pessoais/como-tratamos-seus-dados