quinta, 19 de junho de 2025

Busca

quinta, 19 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Geral

há 4 semanas

'Tadalafila caseira': receitas virais prometem estimulante de baixo custo

Especialistas alertam que nenhuma receita caseira é capaz de trazer os mesmos efeitos que o remédio

Se antes o famoso "azulzinho" era praticamente a única opção conhecida para melhorar o desempenho sexual, agora, vídeos que circulam nas redes sociais divulgam receitas caseiras que prometem resolver problemas como impotência ou falta de libido.

Segundo o G1, essas receitas que viralizam mencionam ingredientes como catuaba em pó, maca peruana e Tribulus terrestris. Combinados, esses compostos seriam uma alternativa barata para questões sexuais — o que muitos estão chamando de uma “tadalafila natural feita em casa”.

A tadalafila, por sua vez, é um medicamento prescrito para tratar a disfunção erétil. Sua atuação se dá pelo relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos, facilitando o aumento do fluxo sanguíneo no pênis e, consequentemente, a ereção (detalhes mais adiante).

Porém, ao contrário do que sugerem os vídeos, especialistas reforçam que essas misturas não oferecem os mesmos efeitos que o medicamento original. E o mais preocupante: em doses elevadas, esses compostos naturais podem provocar efeitos colaterais indesejados.

“Não há qualquer evidência científica que comprove a eficácia dessas combinações manipuladas. Alguns desses ingredientes, como o Tribulus e a maca peruana, até são estudados por possíveis efeitos sobre a testosterona, mas os dados ainda são muito limitados”, afirma Luiz Otávio Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Tadalafila X Misturas Caseiras

Além da ausência de estudos consistentes, Torres explica que o mecanismo de ação dessas substâncias naturais é completamente distinto do que ocorre com a tadalafila.

Enquanto alguns componentes das receitas podem até atuar de maneira sutil sobre os níveis hormonais, o medicamento aprovado age diretamente no sistema vascular.

“A tadalafila não interfere na testosterona. Ela atua inibindo uma enzima que dificulta a ereção. Ao bloqueá-la, facilita a resposta do organismo ao estímulo sexual”, compara o urologista.

Além do uso para disfunção erétil, a tadalafila também é indicada para tratar sintomas urinários em homens com aumento benigno da próstata.

A professora Fernanda Isadora Boni, do Departamento de Farmácia da USP, também destaca que a disfunção erétil é uma condição multifatorial, com possíveis origens vasculares, hormonais, neurológicas e psicológicas, dificultando qualquer abordagem genérica baseada em suplementos naturais.

“Fazer misturas caseiras com compostos naturais é arriscado. Não há controle sobre a dosagem nem sobre a concentração dos princípios ativos, o que pode tornar o uso ineficaz ou até perigoso. E o pior: pode atrasar o diagnóstico de condições clínicas sérias”, alerta a farmacêutica.

Ela ainda ressalta que não se pode comparar os efeitos de alimentos com suposta ação afrodisíaca aos de um medicamento como a tadalafila.

Mesmo que alguns ingredientes possam causar sensação de bem-estar ou leve aumento de libido, isso não tem comprovação científica sólida, além de os efeitos serem inconsistentes e imprevisíveis.

Por outro lado, a tadalafila é uma substância estudada, aprovada e com segurança comprovada, com posologia, interações medicamentosas e efeitos adversos bem documentados — o que garante maior previsibilidade e segurança para quem a utiliza.

“O uso dessas misturas sem qualquer orientação profissional pode levar à intoxicação e efeitos colaterais sérios”, reforça Fernanda.

Efeitos Colaterais Potenciais

Os especialistas também chamam atenção para os riscos de consumo excessivo de ingredientes naturais dessas receitas, que podem provocar reações adversas.

“Por serem naturais, muitos pensam que são inofensivos. Mas, quando usados de forma inadequada, sem orientação, podem causar danos reais”, afirma Fernanda Boni.

Veja os principais riscos associados aos ingredientes das receitas populares:

Catuaba: uso em excesso pode causar irritação gástrica e atuar como depressor do sistema nervoso central, o que pode ter o efeito oposto ao desejado.

Tribulus terrestris: doses elevadas podem provocar dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, agitação e insônia.

Maca peruana: o consumo sem controle pode resultar em cólicas, distensão abdominal e insônia.

Além disso, essas combinações podem desencadear reações alérgicas, problemas digestivos e interações negativas com medicamentos em uso.

“Essas preparações também podem agravar condições crônicas como hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. Por tudo isso, seu uso indiscriminado não é seguro e deve ser evitado”, conclui Fernanda.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias