Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Geral

Terapia promissora salva menina Ahinara de câncer no cérebro

Procedimento ainda é caro, mas 37 unidades com esse tipo de tratamento estão em construção no mundo

30 julho 2021 - 21h11Por Thiago de Souza

A chamada ‘’Terapia de Prótons’’ é considerada uma aposta promissora para conter e eliminar alguns tipos de câncer. Foi ela que salvou a pequena Ahinara, de sete anos, na Espanha. 

Conforme o Só Notícia Boa, a ‘’Teoria de Prótons’’ é um dos tipos de radioterapia. A diferença é que, em vez de fótons, como na radioterapia tradicional, o equipamento usa prótons. 

A explicação é que a terapia a base de prótons é considerada de alta precisão no combate aos tecidos tumorosos. Essa técnica agride bem menos os tecidos sadios que ficam ao redor da área atingida pelo câncer. Sendo assim, os pacientes têm nenhum ou menos efeitos colaterais. 

Quem explica os benefícios do tratamento é o médico especialista na terapia, Pablo Menéndez, diretor da Área de Radioterapia do Instituto Angel H. Roffo de Oncologia da Universidade de Buenos Aires. Ele destaca para quais tipos de tumores a terapia é indicada. 

“Em tumores localizados no sistema nervoso central, na base do crânio, na região da cabeça, na medula espinhal, ou que estão muito próximos a tecidos que precisam ser preservados, bem como em pacientes que receberam radiação antes, é particularmente importante reduzir a dose de radiação para tecidos saudáveis ao redor do tumor.”

Crianças

As crianças são as mais beneficiadas pela terapia. Isso, porque ela é bem menos agressiva. 

“Nesses casos, é essencial minimizar os efeitos colaterais nos tecidos normais porque quando as crianças sobrevivem, e elas sobrevivem maciçamente ao câncer infantil, ficam com sequelas que limitam sua vida a longo prazo”, disse o médico Felipe Calvo, Diretor da Unidade de Terapia de Prótons da Clínica da Universidade de Navarra.

“Dos tumores infantis, a maioria é cerebral e cérebros que foram irradiados com fótons sobrevivem por muito tempo e apresentam problemas neurocognitivos”, acrescenta o médico, que faz parte da equipe que tratou de Ahinara.

Ainda segundo o SNB, Felipe lembra que a Terapia de Prótons é menos tóxica, porque minimiza a radiação que atinge os vasos, artérias e o sangue circulante, protegendo o sistema imunológico do paciente.

Ahinara

O câncer da Ahinara era de um tipo adequado para a Terapia de Prótons, feito na Clínica Universitária de Navarra, na Espanha. A pequena realizou todo o processo e eliminou o tumor e hoje comemora o sucesso com a família. 

A terapia é considerada cara e isso dificulta o acesso em massa. Atualmente existem 107 unidades desse tipo de tratamento em 20 países. A boa notícia também é que existem 37 em construção.