Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Geral

Terremoto de hoje na Itália foi o mais forte desde 1980

A intensidade do tremor hoje foi sentida em todas as partes do território italiano

30 outubro 2016 - 13h10Por Agência Brasil

O terremoto de 6,5 graus na escala Richter ocorrido neste domingo (30) na região central da Itália foi o mais forte registrado no país desde 1980, quando um violento tremor atingiu a cidade de Irpínia. Naquele ano, mais de 280 mil pessoas ficaram desabrigadas e mais de 2,9 mil morreram. No caso de hoje, no entanto, foram registrados apenas feridos.

A intensidade do tremor hoje foi sentida em todas as partes do território italiano, ocasionando centenas de pedidos de ajuda aos bombeiros até mesmo em Roma.

A região vem sendo constantemente atingida por tremores menores desde o dia 24 de agosto, quando um tremor de 6 graus atingiu a cidade de Amatrice e deixou 298 pessoas mortas. Desde então, quase 20 mil sismos foram registrados, mas a maioria tinha intensidades abaixo dos 3 graus, considerada baixa.

No entanto, na quarta-feira (26), dois terremotos de 5,4 e 5,9 graus atingiram as regiões de Marcas, Úmbria e Perugia, provocando danos enormes para as pequenas comunas locais. Ontem (29), um novo terremoto, de 4,2 graus na escala Richter, atingiu a mesma região, no centro da Itália. Dezenas de outros tremores menores também foram registrados hoje.