A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Geral

24/02/2020 14:48

A+ A-

Três-lagoense cria peixes integrados ao cultivo de plantas

Ele já possui 1.200 peixes e está no ramo há dois anos

A ideia de montar um sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional com a hidropônia em um ambiente simbiótico está sendo muito bem desenvolvida em Três Lagoas. Joelson de Souza Rebouças, 39 anos, morador do Residencial Montanini, cria no quintal de casa cerca de 1.200 peixes consorciados ao cultivo de vegetais.

A reportagem do site Hoje Mais, traz um pouco da cultura e da ideia de Joelson que iniciou o cultivo há dois anos, após assistir a um vídeo.

Conforme o site, Joelson, conheceu a aquaponia, se encantou pela junção da hidroponia (produção de vegetais sem solo) e da aquacultura (produção de organismos aquáticos, seja peixes ou qualquer organismo produzido em água).

“Me encantei de imediato, além de um hobby temos o benefício de produzir um alimento saudável, livre de defensivos agrícolas e adubação química. A aquaponia é uma forma sustentável , pois evita o descarte de água trabalhando com sistema de recirculação (RAS)”, disse Joelson. 

Joelson explica que a sujeira do tanque e sobras de rações gera amônia que é tóxica para os peixes. No processo de decantação e filtragem essa amônia é convertida em nitritos, e os nitritos em nitratos que são absorvidos pelas plantas juntamente com os demais nutrientes contidos na água.

“Hoje cultivo alface, couve, taiobas, algumas mudas de morango, pimentão e quiabos, mas podemos produzir diversas coisas. Tenho também tilápias, pintados, tambaqui patingas e tilápias saint peter, além dos Cascudos. Tenho basicamente um tanque de 19 mil litros, mas meu sistema, no total tem cerca de 24 mil litros”, falou.

Aquaponia

É um sistema de recirculação, em que a água nunca é jogada fora. Ou seja, ela sai da produção de peixes, passa por um tratamento biológico (onde a matéria orgânica vinda dos peixes é transformada em nutrientes para as plantas), e é disponibilizada para as hortaliças, passa por suas raízes, é recolhida e volta para o tanque de peixes.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias