A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

16/03/2017 15:18

A+ A-

UFMS inicia operação tapa-buracos na Cidade Universitária

Os reparos na pavimentação são frutos de uma parceria firmada entre a UFMS e o Laboratório de Transportes

Uma equipe de trabalho começou no último sábado (11/3) uma operação tapa-buracos nas vias internas da Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Os reparos na pavimentação são frutos de uma parceria firmada entre a UFMS e o Laboratório de Transportes (Latran/Faeng). Havendo condições climáticas favoráveis, os trabalhos da operação devem ser concluídos nos próximos dias.

Segundo a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI), a parceria representa um ganho significativo para Universidade, que conseguirá recuperar sua pavimentação sem o dispêndio de recursos extras para realização do trabalho. O Pró-Reitor, Cláudio César da Silva, ainda explica que a operação tapa-buracos é apenas uma primeira ação pontual e integra uma parceria muito maior que envolve a doação de materiais para implantação de uma usina de fabricação de asfalto a frio.

“Estamos batalhando para implantar essa usina graças à doação de equipamentos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A usina subsidiará não somente as atividades de reparo das vias de pavimentação da Universidade, como servirá para aprimorar o ensino e pesquisa na área da engenharia. Iniciamos a recuperação agora, pois essa demanda vem sendo solicitada faz muito tempo pela comunidade e precisávamos resolver isso de imediato”, comentou Cláudio.

Com a parceria, a proposta da PROADI é realizar no segundo semestre um recapeamento completo das vias da Cidade Universitária com técnicas modernas e que não agridam o meio ambiente.

Nesse sentido, além da doação de equipamentos pelo DNIT, haverá a assinatura de um acordo de cooperação técnica, que será firmado nos próximos meses, segundo o professor e pesquisador da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG), Daniel Anijar De Matos.

O professor explica que o acordo irá promover o desenvolvimento de pesquisas na área e de estudos de campo. “Além da Usina de Asfalto que atenderá as necessidades a curto prazo da UFMS, nosso acordo com o DNIT visa também a pesquisa e o aprimoramento tecnológico. Isso certamente vai contribuir para melhor a qualidade dos nossos estudos”, completou.

O Reitor Marcelo Turine ressalta a importância da parceria com DNIT e frisa que é por meio da cooperação institucional que UFMS tem conseguido desenvolver ações estratégicas em benefício da comunidade universitária.  “O esforço conjunto das instituições garante o desenvolvimento definitivo da educação, ciência, tecnologia e inovação. A parceria com o DNIT é um exemplo disso. Graças ela, nós vamos economizar um recurso significativo e ainda promover a melhoria das pesquisas na área da engenharia civil”, avalia.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias