A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

20/04/2021 18:21

A+ A-

Vídeo: técnica de enfermagem diz que vacina dez pessoas com a mesma seringa

Secretaria de Saúde de Altamira reconheceu a gravação como verdadeira

Vídeo mostra uma técnica de enfermagem relatando que aplica dez vacinas com a mesma seringa. O caso ocorreu em Altamira (PA). 

Na gravação, a profissional explica que segue uma norma e que os aplicadores de vacina não podem trocar a agulha antes de ‘’furar’’ a embalagem do imunizante algumas vezes. 

"Agora, colocaram nós na televisão [dizendo] que a gente não podia fazer do jeito que estávamos fazendo, então agora, essa agulha ela faz dez furos aqui ó, entendeu? É uma norma deles lá, então a gente não pode estar trocando a agulha", fala a mulher na gravação.

A Prefeitura de Altamira explicou que o vídeo é verdadeiro, mas se trata de um ‘’erro de comunicação e não de procedimentos’’. A técnica teria ficado nervosa ao ser questionada sobre a forma como aplica os imunizantes. 

O diretor de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira disse não crer que ela tenha vacinado várias pessoas com a mesma agulha. Ele destacou que esses profissionais são habilitados para fazer a parte técnica e, às vezes, não conseguem comunicar os procedimentos corretamente. 

Segundo o O Dia, a profissional foi afastada do cargo para investigação. Porém, não é possível saber como as pessoas foram vacinadas por ela. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os materiais são descartados após o uso, não sendo reutilizados. Também foi informado que é proibido deixar a agulha presa no frasco do imunizante antes de fazer a aplicação. "É orientado, então, que a cada aspiração com as seringas descartáveis, o profissional perfure a borracha em locais diferentes evitando a parte central da tampa, e é assim que a Coordenação de imunização orienta os profissionais que estão aplicando as doses de vacina", escreveu a secretaria em nota.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias