A idosa, de 67 anos, que viralizou nas redes sociais ao dizer que ia "pegar o Xandão", se referindo ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no último domingo (8), já sofreu uma condenação por tráfico de drogas com envolvimento de menor em 2014.
Segundo o site UOL, a 'vovó quebrando tudo' foi identificada como Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza e ela, apesar de estar presente nos atos antidemocráticos em Brasília, não consta na lista de pessoas presas divulgada pela Polícia Federal.
Enquanto os Três Poderes - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, eram invadidos pelos bolsonaristas, a Dona Fátima era exaltada em um vídeo que viralizou ao ter uma voz dizendo ""Dona Fátima, de Tubarão, Santa Catarina, de 67 anos, tá quebrando tudo!", ao que ela responde: "Vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora!".
A informação da condenação foi publicada inicialmente pelo site Extra Classe. O Ministério Público de Santa Catarina apresentou a denúncia explicando que Fátima foi descoberta pela Polícia Militar durante uma vigília na região de Tubarão, conhecida pelo tráfico.
Veja trecho da denúncia divulgada pelo UOL:
- Por volta das 3h30 do dia do flagrante, os policiais viram Fátima sair de casa e varrer a calçada, falando em voz alta "vem pra cá que não tem ninguém", "pode vir pra cá".
- Depois disso, um usuário se aproximou e perguntou "tem?" para Fátima, ao que ela respondeu: "Tem".
- Em seguida, um adolescente saiu da garagem de Fátima com pedras de crack; os policiais agiram no momento
- No processo, Fátima argumentou que usuários de droga "invadiam" sua casa e deixavam entorpecentes no local, porque ela realiza o aluguel de quartos como atividade para renda. Porém, os policiais viram a senhora agir ativamente na ação.
Ela foi condenada a mais de 4 anos de prisão em regime semiaberto. Após recorrer, a pena foi diminuída para 3 anos e 10 meses em restrições de direitos e prestação de serviços à comunidade.
Maria de Fátima também tem denúncias relacionadas por falsificação e estelionato, como mostrou o site Extra Classe.