Políticos de Mato Grosso do Sul prestaram condolências à família Trad diante do falecimento da matriarca Therezinha Trad aos 85 anos. A professora morreu na madrugada desta quinta-feira (23), de morte natural em casa.
Os filhos Nelsinho e Fábio Trad foram os primeiros a divulgarem notas oficiais sobre a morte da mãe.
Do meio político, o deputado Geraldo Resende, também realizou breve homenagem na rede social. "Therezinha foi casada com ex- deputado federal Nelson Trad, que foi meu colega de Câmara dos Deputados por duas legislaturas, tendo falecido em 2011", disse o deputado Geraldo Resende.
O vereador de Campo Grande, Beto Avelar (PSD) prestou condolências com surpresa. "Fui surpreendido hoje pela notícia do falecimento da professora Therezinha Mandetta Trad, mãe dos meus amigos @marquinhostrad, @fabiotrad e do senador @nelsinhotrad , além de avó do meu amigo vereador @otaviotrad. Minha solidariedade e sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus conforte todos os corações neste momento de dor."
Deputado estadual, Pedrossian Neto (PSD) também lamentou a notícia. "Presto meus sentimentos e minha solidariedade aos familiares por essa perda. Nesta manhã, apresentaria uma moção de pesar na sessão, na Assembleia Legislativa, homenagem que foi assinada pela Casa. A sessão foi ‘levantada’ e o luto oficial decretado. Que Deus a receba e conforte o coração dos familiares".
Líder da bancada federal, o deputado Vander Loubet (PT) homenageou Therezinha. "Com grande pesar, recebi hoje cedo a notícia do falecimento da Dona Therezinha Trad, mãe do ex-prefeito Marquinhos, do ex-deputado Fábio e do senador Nelsinho. Aos familiares, minhas condolências. Que sejam abraçados e consolados pelo infinito amor de Deus neste momento de perda."
Três dias de Luto
A Câmara de Campo Grande adiou a sessão e decretou luto oficial por três dias. A Assembleia Legislativa, que havia iniciado a sessão ordinária, suspendeu o ato após leitura de ata e aval de todos os deputados. A Casa também emitiu homenagem assinada pelos 24 parlamentares.
A Prefeitura de Campo Grande também decretou luto oficial de três dias pela morte da professora.
A informação é que se trata de morte natural. Matriarca da família, ela é uma das figuras mais queridas de Campo Grande.
Dona Therezinha foi casada com o ex-deputado federal e advogado Nelson Trad, que faleceu aos 81 anos, em 2011. É mãe de Nelson Trad Filho, Fábio Trad e Marcos Marcelo Trad, todos com história na vida pública de Mato Grosso do Sul. Também mãe de Fátima e Maria Thereza, ambas nunca participaram da vida pública.
Sempre amante do marido, Therezinha Trad lembrou de Nelson anos atrás no lançamento do livro sobre o marido. “Queria que ele estivesse aqui. Amaria estar recebendo tanto carinho, eu tenho tanta saudade, de tudo, cada detalhe, porque o conheço muito além do homem político. É uma emoção muito grande, tivemos uma história de amor tão linda, coisa de filme”.