TCE ABRIL 16 A 22/04
Menu
quinta, 22 de abril de 2021
MS MAIS SOCIAL 21 E 22/04
In Memoriam

Veterano da 2ª Guerra morre em Campo Grande aos 98 anos

Fermiano foi um dos mais de 25.300 militares brasileiros, que lutaram contra o nazi-fascismo, nos campos da Itália, durante a II Guerra Mundial

06 abril 2021 - 16h20Por Nathalia Pelzl

Antônio Fermiano, 98 anos, morreu nesta terça-feira (6), em Campo Grande.

Ele era veterano do Regimento Sampaio da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Antônio  viveu os seus últimos anos em Campo Grande – MS, juntamente à sua família, sendo um dos cinco últimos veteranos da FEB, ainda vivos, remanescentes no estado do Mato Grosso do Sul.

Antônio teve falência múltipla de órgãos após ser internado por conta de uma pneumonia. 

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) lamentou o ocorrido. 

Fermiano foi um dos mais de 25.300 militares brasileiros, heróis da FEB, que lutaram contra o nazi-fascismo, nos campos da Itália, durante a II Guerra Mundial.

Antônio Fermiano nasceu em Botucatu (SP) e ingressou nas fileiras do Exército, no 18º Batalhão de Caçadores (18º BC), em Campo Grande.

No decorrer da conquista de Montese, considerada a maior batalha urbana durante a Campanha da FEB, Fermiano foi ferido no dia 15 de abril de 1945. 

Ao término da Guerra, regressou ao Brasil em agosto de 1945. No ano seguinte, ingressou como soldado da Força Pública, labutando no Corpo de Bombeiros da Força Pública por quase toda sua carreira, alcançando, já aposentado, o posto de 1º tenente da PMESP.

Fermiano deixa a esposa, oito filhos, oito netos e três bisnetos.