A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados, através da Força Tática e da Rádio Patrulha, está transferindo neste momento 250 presos do presídio semiaberto localizado na área central de Dourados, para o novo presidio instalado em anexo à PED (Presídio de Segurança Máxima Estadual de Dourados), com capacidade total de 436 vagas.
Segundo informações do site Dourados News, o anuncio da transferência foi feito anteriormente pelo diretor da Agepen, Ailton Stropa Garcia, durante reunião realizada em Dourados e ao ser questionado sobre a quantidade de presos no local, lembrou que o problema da superpopulação não é apenas regional ou nacional.
Para o novo diretor do semiaberto, Rogélio Vasques Vieira, o espaço proporcionará uma maior ação de reeducação para o interno e trará novas parcerias de trabalho.
A nova unidade penal terá capacidade para 436 presos e foi edificada às margens da BR-163, numa área de 25,7 mil metros quadrados, com área construída de 3,6 mil metros quadrados.
No local são 36 celas com capacidade para 12 pessoas cada, refeitório para a administração, cozinha, biblioteca, secretaria, sala para dentista, enfermaria, farmácia, alojamento para agentes, sala de revista, alojamento para a Polícia Militar, uma cela para pessoas com deficiência e outra para idosos, celas para visitas íntimas, quadra de esportes e salão de múltiplo uso.