Mais de 700 quilos de carnes, linguiças e produtos impróprios vencidos foram retirados de circulação pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Vigilância Sanitária de Guia Lopes da Laguna, durante uma fiscalização nesta quarta-feira (19).
Dois homens, de 35 e 44 anos, proprietários de estabelecimentos comerciais diferentes, foram autuados e presos em flagrante pelo crime contra as relações de consumo.
Segundo informações da Polícia Civil, no primeiro mercado foram encontrados carne clandestina e linguiça artesanal sem a autorização do Serviço de Inspeção Municipal, onde foi apreendido e descartado mais de 461 quilos dos produtos.
Já no segundo estabelecimento, a fiscalização apreendeu carne clandestina e alimentos vencidos, que, totalizando, somaram 258 quilos.
Conforme a polícia, o mercado de carne clandestina é resultado do abate de animais doentes, cuja carne, em regra, é descartada, de animais produto de abigeato, de animais contrabandeados pela fronteira, muitas vezes sem vacinação exigida por lei, o que põe em risco o rebanho nacional, além da saúde dos consumidores.