Ponta Porã vive o clima da tradicional brincadeira da guerra d’água, de bexigas, neste Carnaval. O festejo, que reúne jovens e adultos, na fronteira, acontece neste domingo (19) e terça-feira (21).
Conforme a divulgação, a guerra tem hora para começar – 13h e termina às 17h, na área central da cidade. A brincadeira reúne participantes do lado brasileiro e paraguaio da fronteira. A segurança ficará por conta da Guarda Civil Municipal de Fronteira, Agentes de Trânsito e Policia Militar.
Tem regras
A guerra de bexiga com água ocorre todos os anos. A brincadeira é regulamentada por lei municipal e tem até área demarcada. Não há custos para entrar nessa batalha.
O local da batalha é na Avenida Brasil, em frente ao Posto da PM, até a esquina com o Banco do Brasil, nos sentidos bairro-centro e centro-bairro. É somente nesse espaçamento que é permitida a brincadeira.
É permitido somente uso de água limpa, nos balões ou em recipientes que não causem ferimento no alvo.
''Aquele que causar danos de qualquer espécie a terceiros terá por obrigação de reparar, ou seja, quebrar vidros de carros, retrovisor, amassarem a lataria, ou danos em residência, será denunciado aos órgãos policiais competentes para as devidas providências'', diz trecho do regramento.
Origem
Ainda segundo a divulgação, a guerra d’água teria tido início em Concepción, cidade paraguaia que de clima quente, que fica às margens do rio Paraguai.
''As festividades carnavalescas duravam toda a madrugada e, um dia, um grupo teve a brilhante ideia de acordar os foliões beberrões jogando água um nos outros, para curar a ressaca. Aquilo foi se espalhando por toda cidade até chegar à fronteira brasileira e contagiar a todos'', explicou o secretário de segurança pública da cidade.