Bernardo Camargo, aluno da Escola Municipal Professora Maria Eulália Vieira, em Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, foi destaque na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que reuniu 18,1 milhões estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. O evento é considerado a maior competição científica do país e, em 2022, alcançou a participação de 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas inscritas.
Segundo o RCN67, a Rede Municipal de Ensino do município teve sete alunos que se destacaram, além da medalha de prata do aluno Bernardo Camargo, a também aluna da escola Professora Maria "Eulália Vieira", Alana Serra Scherer, ficou com o bronze. O estudante Rafael Hayashi, da Escola "Joaquim Marques de Souza", conseguiu a terceira colocação. Já os alunos Peniel Henrique, Joaquim Henrique, João Ronilsom e Letícia Evangelista receberam uma menção honrosa pelo bom desempenho.
Em entrevista ao site, Bernardo disse que adora matemática: "pois ela pode ser usada em tudo nas nossas vidas". Ele disse que ficou ansioso esperando o resultado da prova da OBMEP.
Bernardo disse também que a mãe, Maria do Carmo, entrava todos os dias no site para ver se o resultado tinha saído, pois o filho estava muito ansioso. "Foco é muito importante. Foque também nos pontos fracos e trabalhe eles", aconselhou Bernardo.
A escola Municipal Professora "Maria Eulália Vieira" teve dois alunos medalhistas na OBMEP de 2022, além de quatro menções honrosas.
A diretora da escola, Mirian Cristina da Silva, disse que todos estão muito felizes, e que a equipe da escola está muito empenhada. "Tenho uma coordenação pedagógica dedicada, assim como os professores. Fizemos um acompanhamento sistemático da aprendizagem dos estudantes com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Realizamos projetos que foram ao encontro das fragilidades das aprendizagens e, que valorizassem o que os alunos têm de conhecimento. Buscamos incentivar ao máximo os estudantes e motivar os docentes", revelou a diretora.
Premiação - No total, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida pela organização.
Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.