Após vídeo de suposto rolê e risadas entre mulheres e agentes da Polícia Federal de Corumbá circular nas redes sociais, a assessoria de comunicação emitiu nota esclarecendo de que o episódio apenas se tratava de uma etapa de um projeto social e simulação de atendimento de emergência.
Segundo a nota, houve mal-entendido na interpretação das imagens, que se tratavam de um dia de aula extra-classe.
O vídeo viralizou em Corumbá na sexta-feira (28), e mostrava um policial federal com mais algumas mulheres dentro da viatura, rodando pelas ruas. No vídeo, foi possível ver que havia cerca de 3 mulheres no veículo que andava com sirene ligada. O grupo parecia se divertir, por isso, a polêmica na cidade.
Projeto social
Conforme a assessoria de comunicação da Polícia Federal, o vídeo foi gravado em 25 de abril durante a visita de jovens às instalações da Delegacia, "onde receberam palestras, conheceram as atividades policiais e até andaram de viatura".
"O intuito da visita foi aproximar a realidade policial aos moradores locais e orientar os jovens para trilharem um caminho mais responsável. Além de amenizar o receio recente quanto às ameaças às escolas locais", diz a nota que completa: "A recepção foi produtiva tanto para alunos como para servidores, que ao participar da atividade, sentiram-se mais integrados à região".
Ainda em esclarecimento, a PF enviou nota oficial da professora Daniele de Oliveira Vieira, que acompanhou a atividade extra-classe.
Simulação de ocorrência
A profissional diz que dá aulas na Escola Municipal Professor João Baptista em Ladário, e que na data citada levou seus alunos para visitação na sede da Delegacia da Polícia Federal, localizada na Praça da República, 51 em Corumbá /MS.
Ela conta que foi ao local com duas coordenadoras, mais uma professora e 30 alunos. A professora diz que após conhecer a sede e a viatura, alguns alunos saíram simulando uma realização de emergência.
"Um grupo de alunos (rodízio) acompanhado pela Professora e Coordenadora, saíram na viatura simulando uma situação de emergência. Em seguida fomos conhecer os setores de armamento, de emissão de passaporte e finalizando com uma Palestra. Em nenhum momento houve situação de baderna ou algo parecido. O motivo da visitação por parte dos alunos, acompanhados das professoras e coordenadoras, tinha somente o objetivo pedagógico, contribuindo com a autoestima dos alunos".