TCE MAIO
(67) 99826-0686
PMCG - Prestação de contas

Cargas de madeira transportadas ilegalmente são apreendidas pela PRF em Coxim

Apreensões ocorreram durante fiscalizações

19 DEZ 2016
Coxim Agora
18h01min
Foto: PRF

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizou a apreensão de duas cargas de madeira sendo transportadas ilegalmente, num total de 39 metros cúbicos. As apreensões ocorreram no sábado (17), durante fiscalizações de rotina no quilômetro 734 da rodovia BR 163, na Unidade Operacional da PRF em Coxim.

De acordo com a PRF, a primeira apreensão ocorreu por volta das 10h10 do sábado, quando os policiais abordaram um caminhão Mercedes Benz Atego, com placas de Porto União (SC), conduzida por um motorista de 58 anos, e ao realizarem a verificação da carga, com 12 metros cúbicos de madeira, e da documentação, foram encontradas diversas peças de madeira serrada tipo “vigas e sarrafos” não descritos na Guia Florestal do Mato Grosso.

Além disso, o caminhão não está inscrito no Cadastro Técnico Federal (CTF), o que é obrigatório para o transporte de madeira. A carga saiu de Mato Grosso e tinha como destino o estado de Santa Catarina.

Já a segunda apreensão ocorreu por volta das 14h40, quando os policiais abordaram uma carreta MAN/TGX 28.440, com placas de Ibiruba (RS), conduzida por um motorista de 23 anos, e ao realizarem a verificação da carga, 27 metros cúbicos de madeira, encontraram várias peças de madeira serrada tipo “caibros e vigas” não declarados no Documento de Origem Florestal (DOF), ficando caracterizado o trasporte ilegal de madeiras. A carga saiu do estado de Rondônia e seria entregue no estado do Rio Grande do Sul.

Nas duas apreensões a Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada para os procedimentos administrativos pertinentes. As ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Coxim.

Veja também