O corpo do médico Guilherme Grechinski, de 39 anos, que morreu em um capotamento nesta sexta-feira (31), será velado e receberá homenagens em Chapadão do Sul. Amigos, colegas de profissão e moradores da cidade se preparam para prestar o último adeus ao profissional, que era reconhecido pela dedicação à saúde e atendimento humanizado.
Guilherme atuava como médico em Chapadão do Sul e municípios próximos. Segundo o site BNC Notícias, Guilherme seguia em uma caminhonete Toyota Hilux pela rodovia BR-060 quando acabou capotando o veículo na conhecida “Curva da Morte”, cerca de 70 quilômetros de Paraíso das Águas.
O velório ocorrerá na manhã deste sábado (1º), na Veladoria Municipal de Chapadão do Sul. Um cortejo fúnebre será realizado às 10h40, pelas ruas de Chapadão do Sul até a veladoria.
Durante a cerimônia, amigos e pacientes terão a oportunidade de prestar homenagens ao médico. Organizadores da despedida, fizeram um convite que os presentes levem uma rosa branca em homenagem a Guilherme. A celebração terá duração de 1 hora. Em seguida, o corpo será transladado para Curitiba (PR).
Comoção e luto de 3 dias
Desde a confirmação de sua morte, diversas manifestações de pesar têm sido registradas nas redes sociais. Pacientes, amigos e colegas de trabalho lamentaram a perda e relembraram momentos da atuação dele na cidade.
A Prefeitura de Chapadão do Sul divulgou uma nota oficial e declarou luto de três dias, em reconhecimento a dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade. "Dr. Guilherme foi um profissional exemplar, marcado por seu compromisso com a medicina e seu cuidado com os pacientes. Sua atuação na área da saúde deixou um legado de humanidade e excelência, sendo amplamente respeitado por colegas e pela população".
O prefeito da cidade, Walter Schlatter também comentou a morte. "Com profunda tristeza, recebo a notícia do falecimento do Dr. Guilherme. Além de um profissional exemplar, Guilherme era um grande amigo da nossa família, sempre dedicado à saúde e ao bem-estar da nossa comunidade", escreveu nas redes sociais.
O Prefeito de Paraíso das Águas, Ivan Xixi expressou suas condolências aos familiares, amigos, colegas de profissão e toda a comunidade médica. "Dr. Guilherme era um profissional empenhado e que atendia com carinho todos os seus pacientes, inclusive de Paraíso das Águas. Que Deus conforte os corações de todos que sofrem essa irreparável perda", diz a nota.
A Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul também lamentou a perda. A instituição destacou que Guilherme "Era um grande amigo, sempre disposto a ajudar".
"Que as memórias de amor sejam o consolo neste momento. Não há palavras para expressar este momento de luto, porém seu legado sempre será mantido, boas memorias e recordação no coração de todos", diz nota.
Pacientes também se despediram pelas redes sociais e destacaram Guilherme como excelente profissional e pessoa. "Excelente profissional tanto no particular como pelo SUS, uma perda muito grande para todos nós de Chapadão do Sul, meus sentimentos a todos os familiares e amigos", postou uma conhecida.
"Que tristeza, meu médico! Excelente especialista, que já me ajudou muito. Que Deus conforte todos os familiares, parentes, amigos e pacientes", declarou outra.