Após a confirmação de um caso positivo de raiva animal, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou neste sábado (21) vacinação contra a doença, de cães e gatos, na região do bairro Nova Corumbá. O cachorro infectado veio a óbito no dia 13 de março. O caso foi descoberto por um agente de endemias durante o trabalho de rotina, que comunicou o fato ao CCZ. A cadela ainda estava viva, mas apresentando alterações semelhantes de raiva animal. Quando a equipe chegou ao local, já estava morta.
Segundo informações do site Diário Corumbaense, foi feita a coleta de material encefálico e encaminhado para Campo Grande, que enviou o resultado na quarta-feira (18). A Secretaria de Saúde, adotou um conjunto de ações para evitar o avanço da doença na região, seguindo orientações do Ministério da Saúde, como o bloqueio de foco, comunicação do caso às unidades de saúde da região, inclusive à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA – 24 Horas (o novo Pronto-Socorro da parte alta da cidade), ao Pronto-Socorro Municipal, aos agentes comunitários de saúde da região e às organizações não governamentais.
Os agentes do CCZ foram divididos em 16 equipes, com dois integrantes cada. Eles percorrem casa por casa para vacinar cães e gatos e orientar os moradores. “Essa vacinação é um reforço porque na campanha do ano anterior foi feita a imunização aqui no bairro, mas como houve esse caso, a gente está fazendo o reforço vacinal, inclusive nos animais que já foram vacinados. O sistema adotado é o de casa em casa e será feito em todas as residências do bairro Nova Corumbá”, disse ao Diário Corumbaense a médica veterinária Walkiria Arruda da Silva, responsável pelo CCZ.
Para os moradores, a ação preventiva é sempre bem vinda, pois ter os animais saudáveis é muito importante porque eles estão em contato direto com os membros da família, principalmente as crianças. “Aqui em casa tenho três crianças e é sempre bom ter um animal saudável”, falou Sebastião Claudionor, de 50 anos. “Eu crio um cachorro e um gato, e é muito importante esse trabalho de vacinação porque convivemos diretamente com eles e a vacina evita a doença”, completou Rosenil Coelho, de 46 anos.
O morador Wilson Rondon, de 55 anos, também recebeu a equipe do CCZ e vacinou os três gatos. “É muito bom porque evita doenças ainda mais quando se tem contato com as crianças”, opinou.
Neste sábado, a vacinação segue até às 13h e continua na semana que vem. “Esse é um bloqueio de foco, então nós estamos concentrando a ação aqui na Nova Corumbá. Temos mais de 10 mil doses de vacinas no CCZ para atender tanto o bairro quanto a demanda do município. Durante a vacinação só não são imunizados cadelas e gatas prenhas ou menores de 04 meses”, explicou a médica veterinária Walkíria Arruda.