PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Interior

24/06/2022 14:46

A+ A-

Dois índios morrem em ocupação de terra e servidor da Funai é feito refém em Amambai (vídeos)

Ação foi do Batalhão de Choque e clima é de tensão em fazenda na fronteira

A morte de dois indígenas, durante troca de tiros com policiais do Batalhão de Choque da PMMS, foi confirmada na tarde desta sexta-feira (24), em Amambai. O clima é de tensão e há um servidor da Funai mantido refém na fazenda, ocupada pelos índios, desde a tarde desta quinta-feira (23). 

A identificação das vítimas ainda está em confirmação. Três foram baleados, sendo que dois deles morreram e há um ferido, que estaria em estado grave. 

Segundo o BPChoque, três policias também foram baleados, mas não correm risco de morte. Os disparos atingiram pernas, canelas e pés dos militares, que foram socorridos. Um helicóptero com oficiais da corporação saiu de Campo Grande, na tarde desta sexta-feira, em direção à área de conflito. A aeronave vai buscar os PMs feridos.   

Nas redes sociais de ativistas da causa indígenas, foram publicados vídeos que mostram vários índios feridos na ação militar. 

                   Indígenas são baleados em tentativa de ocupação em Amambai (vídeo)

                                 Indígenas feridos em confronto com BPChoque em Amambai. (Foto: Repórter Top)

Disputa 

Conforme apurado pelo TopMídiaNews, uma propriedade rural privada, denominada pelos índios como ''Território Guapoy'', é alvo de disputa entre fazendeiros e os nativos. Eles já teriam ocupado a propriedade, mas foram despejados. 

Na manhã desta sexta-feira, comboio do BPChoque foi acionado para cumprir reintegração de posse, mas os indígenas resistiram. Os nativos estavam armados com flechas e também armas de fogo. Eles usaram maquinários agrícolas como barricadas, para evitar ação policial. 

O nome do servidor da Fundação Nacional do Índio está em apuração. O clima é de extrema tensão no local. 

Os indígenas alegam que parte do território em questão pertencia a seus ancestrais, por isso classificam a ação como ''ocupação'' e ''retomada''. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024