Em Corumbá, os professores e administrativos da educação deram prazo até novembro para que o prefeito Marcelo Iunes dê o reajuste salarial e pague o Piso Nacional do Magistério.
A decisão foi realizada durante Assembleia Geral, na última quinta-feira (15), na sede do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá).
A categoria paralisou as atividades na semana retrasada em protesto, e dez escolas ficaram sem aulas no período da manhã. Após isso, o prefeito e o secretário de Educação, Genilson Canavarros, receberam os representantes do Simted onde negociaram.
O prefeito Marcelo Iunes pediu para que a categoria aguarde até depois das eleições para nova reunião e tratativas.
Pautas aprovadas
Os professores e administrativos aprovaram as pautas com encaminhamentos para os próximos passos da mobilização permanente.
Segundo o Simted, a base sindical decidiu manter as negociações e dar um prazo até a primeira semana de novembro, para uma nova rodada de negociação sobre nossa proposta de reajuste do Piso Nacional do Magistério, PCCR dos Administrativos e condições de trabalho nas unidades escolares da rede municipal.
Os professores querem a integralização do Piso Nacional do Magistério, que está atualmente estabelecido para uma carga horária de 40 horas. Eles reivindicam a integralização do Piso para 20 horas.
O sindicato diz ainda que outra pauta a ser tratada é a perda da categoria dos professores, que na ocasião da implementação da Lei Complementar 197, de agosto de 2016, houve uma desvalorização do coeficiente na tabela salarial para quem possui o nível superior, gerando uma perda salarial em torno de 30% que precisa ser reparada.