Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Interior

Exército encerra treino da Força de Paz em Aquidauana nesta quinta-feira

29 outubro 2015 - 10h26Por O Pantaneiro

Termina nesta quinta-feira (29) o treinamento de preparação dos militares do Exército Brasileiro que vão integrar a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti). As atividades se estenderam por todo o mês de outubro nas ruas de Aquidauana e Anastácio.

O efetivo que está sendo treinado é o da Braengcoy (Companhia de Engenharia de Força de Paz), que compõe o Contbras (Contingente Brasileiro de Foça de Paz). Durante seis meses de missão no país, a tropa buscará contribuir para a manutenção do ambiente seguro e estável no Haiti, auxiliando nos trabalhos de Engenharia da Minustah.

Dos cerca de 1600 militares voluntários inscritos para a missão pela Companhia, apenas 130 foram selecionados para esta fase de Preparo Centralizado. Reunidos no 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate), 120 irão embarcar para substituir o atual contingente que se encontra na Missão. Entre os 130 voluntários, três mulheres integram o grupo e cinco militares são de Mato Grosso do Sul, sendo um deles de Aquidauana.

O treinamento foi composto por três etapas: Nivelamento (primeira e segunda semana), Exercício Básico de Operações de Paz (segunda semana) e Exercício Avançado de Operações de Paz (última semana), que é conduzido pelo Ccopab (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), unidade do Exército Brasileiro, sediada no Rio de Janeiro, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária.

Durante as etapas foram realizadas simulações de incidentes para treinar os militares em caso de terremotos, furacões e outros desastres naturais. A tropa também participa de exercícios voltados para controle de distúrbios, uso de armamento não letal, desobstrução de vias e realização de abordagens, além das atividades da Engenharia comuns no Haiti, como perfuração de poços, navegação, lançamento de ponte e outras.

Nesta última semana de treinamento, o exercício ganha maior vulto com atividades que envolvem um maior número de figurantes, cenários e viaturas que dão elevado grau de realismo às ações, ocupando ruas e áreas dos municípios.

Os exercícios em Aquidauana e Anastácio são realizados com o apoio da Polícia Militar, Policia Civil, Polícia Ambiental, prefeituras de Aquidauana e Anastácio, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso de Sul), (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Corpo de Bombeiros, escolas da rede estadual e municipal e organizações militares do Exército Brasileiro em Campo Grande, Aquidauana e Jardim.

A partir do dia 12 de novembro, inicia-se o rodízio das tropas com o embarque para o Haiti dos primeiros representantes do 23º Contingente da Braengcoy.