TJMS JANEIRO
Menu
quinta, 20 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Interior

Famílias de Sem Terras ocupam fazenda no distrito de Amandina

25 outubro 2015 - 09h30Por Nova Notícias

Um grupo de sem terras, pertencente ao Acampamento Amandina, ocuparam nesta semana a Fazenda Maristela, localizada a 12 quilômetros da MS-276, no município de Ivinhema.

Junto a um dos lideres o acampamento existe há 16 anos e parte das famílias não conseguiram terras por ocasião da implantação do assentamento São Sebastião naquela região.

 “Ajudei o Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) a medir e cortar os lotes do PA São Sebastião, mas na hora do sorteio, fiquei fora”, disse um acampado identificado como Mineiro. "Como não consegui o pedaço de terra continuei debaixo do barraco", complementou.

De acordo com os acampados, eles são integrantes da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e a ocupação aconteceu de forma pacifica e agora aguardam um posicionamento do Incra.

Sobre incidentes entre os acampados e um arrendatário da Fazenda ocupada, um acampado disse que foi um alarme falso. "Realmente veio a Polícia Militar ontem (sexta-feira) aqui, mas tudo não passou de um mal entendido", explicou.

A expectativa é que o numero de famílias aumente na área ocupada neste final de semana, disse Mineiro. “Esperamos tem torno de 60 famílias aqui”.

Existem no local moradores de Amandina, Ivinhema, Nova Andradina, Angélica e Novo Horizonte do Sul.