A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

Busca

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

12/03/2019 11:53

A+ A-

Fugindo de regime ditatorial, 100 venezuelanos devem desembarcar em MS

Imigrantes chegam no dia 23, em Dourados

Pelo menos 100 venezuelanos devem desembarcar no município de Dourados, distante 221 km de Campo Grande, como parte do programa de interiorização da Operação Acolhida. Os imigrantes fogem do regime político de Nicolás Maduro Moros, na Venezuela, e devem chegar no próximo dia 23.

Conforme o Governo Federal, por meio de publicação oficial, os imigrantes estão incluídos em uma modalidade do programa que garante vagas de trabalho a todos os beneficiados.

O projeto deve ultrapassar a marca de 5 mil imigrantes integrados à sociedade em diferentes estados. Além deles, o País também acolhe milhares de pessoas em abrigos localizados em Roraima, estado fronteiriço com a Venezuela.

Nesta semana mais de 330 venezuelanos para municípios espalhados pelo Brasil. A maior parte dos venezuelanos amparados nesta fase do projeto embarca às 8h desta quarta-feira (13), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que levará 230 imigrantes a 12 municípios brasileiros: Araçariguama (SP), Brasília (DF), Caicó (RN), Conde (PB), Cuiabá (MT), Goioerê (PR), Guarulhos (SP), Igarassu (PE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

No mesmo dia, imigrantes também serão transferidos para Feira de Santana (BA) em um voo comercial.

Operação Acolhida

Iniciativa de apoio humanitário desenvolvida pelo governo federal desde o ano passado, a Operação Acolhida é responsável por amparar os venezuelanos que entram no País através de Roraima, proporcionando a essas pessoas atendimento emergencial, abrigo, documentação e imunização contra doenças. A ação reúne diversos órgãos do governo federal, das Forças Armadas e da Organização das Nações Unidas (ONU), além de entidades da sociedade civil.

Por conta do intenso fluxo migratório e da sobrecarga dos serviços públicos em Roraima, o governo criou o programa de interiorização, que leva os imigrantes a diversas cidades do País. Nessas localidades, os venezuelanos são acolhidos e acompanhados em centros de moradia, onde recebem informações sobre serviços públicos, oportunidades de emprego e residência fixa.

Em janeiro, foi anunciada a prorrogação da Operação Acolhida por mais um ano. No mês seguinte, o governo federal repassou R$ 14 milhões ao Ministério da Defesa para apoiar e dar continuidade às ações desenvolvidas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024