Josefa Duarte, de 62 anos, que é moradora de Campo Grande saiu de avião da Capital para realizar cirurgia de alta complexidade na cidade de Amambai, a 351 km de distância. Sofrendo há mais de 40 dias com fortes dores, perda de movimento e até mesmo de fala após complicações de uma fratura no fêmur, a campo-grandense recebeu prótese pelo programa Opera MS, que ocorre no interior.
Conforme a prefeitura de Amambai, a paciente chegou na cidade na última sexta-feira (15) para passar pela cirurgia. Josefa recebe a prótese no sábado (16).
O programa Opera MS, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais com o intuito de zerar as filas de espera por cirurgias. Amambai, como polo de saúde em toda região e por contar com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma das referências em todo o Estado para a realização dessas cirurgias.
Transferência
A paciente e sua filha, Mara Gomes Duarte, foram transferidas para Amambai com o apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um avião para sua remoção.
Após ver a sua mãe acamada e perdendo, dia após dia, os movimentos e a vitalidade, Mara disse que realizar esta cirurgia aflora a esperança da retomada de uma vida normal. Ela, assim como Josefa, eram autônomas e não puderam mais trabalhar desde que a mãe ficou doente.
"Tenho visto minha mãe definhar em uma cama, sem poder se mexer e perdendo, pouco a pouco, a fala por conta de todos os remédios ministrados, então estar aqui hoje para ela fazer a cirurgia é motivo de muita gratidão (...) tenho fé que minha mãe vai parar de sentir dor e que voltaremos a ter uma vida normal", disse Mara.
Durante a chegada da mãe ao Hospital Regional de Amambai, onde passará pela cirurgia, Mara agradeceu ao Governo do Estado, à Prefeitura de Amambai e também ao Corpo de Bombeiros por todo apoio e cuidado com a sua família nesse momento tão delicado.
"Graças a esse programa a minha mãe tem a chance de voltar a ter uma vida normal, sem sentir dores", agradeceu.
Referência
Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira falou que a saúde amambaiense é um dos maiores legados de sua administração, ressaltando que a vinda de Josefa, que é moradora da Capital, para ser operada em Amambai, é algo nunca antes visto e que demonstra que o municipalismo implementado pelo Governo do Estado na gestão de Azambuja é sinônimo de acesso à saúde de qualidade para todos.
"Mais que construir casas ou entregar asfalto, o maior motivo de orgulho da minha administração é oferecer saúde de qualidade à população e, graças à parceria com o Governo do Estado, ter transformado Amambai em referência em saúde não só na região, mas em todo o Mato Grosso do Sul", finalizou o prefeito.