Ação da Polícia Civil com a Corregedoria de Trânsito do Detran/MS desvendou esquema de corrupção, envolvendo veículos apreendidos no pátio do órgão, na manhã desta terça-feira (12), em Nova Alvorada do Sul. Um ex-servidor cobrava propina para devolver os veículos aos donos, sem o pagamento dos débitos.
Conforme a polícia, o ex-servidor foi preso preventivamente na operação ‘’Brutus’’ e dois mandados de busca e apreensão contra demais suspeitos foram cumpridos.
Esquema
A investigação apontou que dezenas de carros recolhidos pelas polícias Civil e Militar ao pátio, por falta de documentos ou estado de conservação, não eram registrados no sistema do Órgão.
Sendo assim, segue a polícia, o dono do carro era localizado e exigida uma propina para liberação do veículo, sem qualquer outra despesa. Em 2021 e 2022, segue a polícia, as forças de segurança locais entregaram 48 veículos ao pátio, mas somente dois foram registrados no sistema.
O pátio do órgão também foi vistoriado, onde foi constatado que somente sete dos veículos entregues pelas polícias estavam no local. O suspeito também revendia peças dos veículos.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.
Delegado prendeu ex-servidor na Operação Brutus. (Foto: Reprodução PCMS)
Até tu?
A Polícia Civil batizou a operação de "Brutus", em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César. Conta a história que, ao ser encurralado pelos seus inimigos, viu que o filho Brutus estava junto e proferiu a célebre frase: ‘’Até tu Brutus?’’.