Moradora de Três Lagoas, que pediu para ter a identidade preservada, reclamou do descaso nas escolas e CEIS (Centro de Educação infantil) da cidade.
“Bem, estamos passando por uma situação muito difícil nesse início de ano letivo nas escolas e CEIS. Por total falta de planejamento da prefeitura e secretaria educação, que fez um concurso totalmente às pressas, no último minuto do segundo tempo, está até hoje convocando professores, já estamos para iniciar a terceira semana do mês sem professores e atendentes suficientes”, escreveu a denunciante para a página do Facebook ‘A Três Lagoas que eu quero’.
“A situação é tão preocupante, e falo com propriedade sobre os CEIS, que crianças de 2 anos estão ficando em salas misturadas com crianças de 4 anos, salas com 30 crianças ou mais com somente 2 atendentes e olhe lá quando somente 1 tem que ficar por algumas horas e não há professores. Daí acontecem as mordidas, acidentes, pois diferentemente das escolas que são acostumas com salas assim e crianças bem maiores, essa não é a realidade de um CEI”, continuou a moradora.
Segundo ela, existem unidades em que o funcionário mal tem horário de almoço devido à falta de outros profissionais.
Em nota, a Prefeitura de Três Lagoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), disse que "tem realizado ações constantes em relação à lotação de profissionais e contratação de estagiários". Veja as explicações:
Em relação ao mencionado sobre a convocação dos professores é importante ressaltar que os profissionais aprovados no concurso público, que não compareceram para o processo de posse, possuem o prazo legal, conforme publicação da Resolução 006 de 03 de março de 2022, para se apresentarem até o dia 02 de abril. Durante esse período as vagas puras, ou seja, destinadas à posse, não podem ser destinadas a outros profissionais de forma definitiva e estão sendo preenchidas por professores substitutos que já pertencem à Rede Municipal em caráter temporário.
As vagas não consideradas “puras” de servidores concursados que exercem outras funções, como técnicos na Secretaria de Educação, Gestores das unidades de ensino e afastamentos legais estão sendo preenchidas por profissionais contratados por tempo determinado (Conforme Lei 1609/2000- Estatuto dos Trabalhadores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas, Artigo 100), seguindo a convocação por ordem de Classificação no Concurso Público. O número de ausências nesse processo tem sido significativo. A lotação segue substituindo os professores que não comparecem (sempre de acordo com a ordem de classificação).
A contratação de estagiários está acontecendo, e ainda temos vagas. O processo de contratação envolve, além das Secretarias de Educação e Cultura e Administração, o Instituto que realiza o cadastro, as instituições de Ensino Superior e Instituição bancária. O processo leva de 15 a 20 dias e o estagiário só pode ser encaminhado à unidade após a conclusão do processo. Importante ressaltar que apenas o estudante (estagiário) com declaração de matrícula atualizado (2022) no curso de Pedagogia (e em alguns casos, Psicologia e Educação Física) podem participar da seleção.
Em relação à logística da organização das unidades, a SEMEC presta assessoramento, apoio e orientação aos gestores da Rede Municipal de Ensino, prezando sempre pelo diálogo com os gestores, servidores públicos e comunidade, com foco no bom atendimento aos estudantes.