Um proprietário de uma fazenda, localizada à margem da rodovia BR 267, no município de Nova Alvorada do Sul e um arrendatário de uma parte da propriedade foram multados por infrações ambientais. A PMA (Polícia Militar Ambiental) esteve ao local na quinta-feira (28) e constatou irregularidades.
De acordo com o site O Pantaneiro, o proprietário de 67 anos foi multado em R$ 10 mil por perfurar um poço superior a 50 metros de profundidade. Ele estava sem a licença ambiental do órgão competente e responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a seis meses detenção.
Na mesma propriedade, um agricultor que arrenda uma parte da fazenda para plantação de mandioca foi multado por atear fogo em madeira em leiras, provenientes de uma supressão vegetal legalizada, realizada na área vistoriada. A área das leiras incendiadas medida com uso de GPS perfez 3,1 hectares.
O arrendatário foi autuado administrativamente e multado R$ 3 mil por não possuir autorização ambiental para o uso de fogo, além da pena de três a seis meses de detenção.