TCE Novembro
Menu
segunda, 29 de novembro de 2021 Campo Grande/MS
ALMS - NOVEMBRO
Interior

PMA autua fazendeira em R$ 5,6 mil por exploração ilegal de madeira protegida por lei

20 maio 2016 - 16h41Por PMA

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Jardim autuou ontem (19), no fim da tarde, em GUia Lopes da Laguna, uma proprietária rural por extração, armazenamento e utilização ilegal de produto florestal especialmente protegido por lei e também de outra espécie sem proteção especial.

Os policiais vistoriaram a fazenda, acompanhados do capataz, de 58 anos, e localizaram árvores derrubadas da espécie aroeira, que estavam sendo exploradas e utilizadas para cerca. Também havia madeira da espécie angico. Foram apreendidos palanques e mourões para cerca de aroeira e angico.

O produto florestal era explorado sem autorização ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal). A madeira foi apreendida.

A infratora, de 52 anos, residente em Campos Novos (SC), recebeu multa administrativa no valor de R$ 5,6 mil. Ela também responderá por crime ambiental. Se condenada, poderá receber pena de um a dois anos de reclusão.

Portaria do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobressem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.