Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Interior

PMA autua proprietário de fazenda por exploração ilegal de madeira

Árvores exploradas foram transformadas em toras, postes e palanques sem autorização ambiental

27 setembro 2016 - 14h51Por PMA

Durante fiscalização nas propriedades rurais no município de Anastácio nesta segunda-feira (26), homens da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana autuaram o dono e o gerente de uma propriedade rural por exploração ilegal de madeira. Na fazenda a os policiais encontraram grande quantidade de madeira da espécie Aroeira, que é protegida por lei, explorada ilegalmente.

Árvores exploradas foram transformadas em toras, postes e palanques sem autorização ambiental. Foram apreendidos 4m³ de madeira em toras, 35 palanques, medindo 3,2m³ e seis postes. A madeira e uma motosserra sem documentação foram apreendidas.

O proprietário rural que tem 79 anos e residente em Aquidauana = não estava no local. A vistoria da PMA foi acompanhada pelo gerente, um homem de 44 anos, que junto que junto com o dono da terra foram autuados administrativamente e multados em R$ 2 mil cada. Eles também vão responder por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.

A espécie vegetal aroeira é protegida por lei. A portaria 83-N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.